Text Size

Seminário europeu sobre educação aos média

logo_news&you_trasparente_130

Abrigada (Lisboa - Portugal), 1 – 5 junho 2011

O papel dos média na sociedade moderna está em franca ascensão em todos os sectores de actividade. A baixa literacia sobre estes meios e sobre os seus mecanismos, pode estar hoje na origem de novas formas de exclusão social.

Os jovens utilizam com facilidade os novos meios em rede, mas é frequente não terem as competências suficientes para uma utilização consciente, mais atenta, mais crítica e com bons resultados.

O seminário pretende desenvolver estas competências numa perspectiva de formação permanente, onde não se adquiram apenas noções mas também as metodologias para continuar a aprender, no nosso tempo de evolução tecnológica e cultural rápida e contínua.

Procurar-se-á redescobrir em equipa o valor de uma boa comunicação para a democracia e o bem comum, para a paz e o desenvolvimento, para o enriquecimento entre culturas diferentes e para a solidariedade.

Em simultâneo, em laboratórios práticos, internacionais e interculturais, aprender-se-á a utilizar da melhor forma os novos média, com o objectivo de produzir informação de boa qualidade.

A presença não só de jovens, mas também de educadores será importante. Estes ao adquirir as competências necessárias para se tornarem tutores de educação aos média, poderão depois repetir o formato do seminário em outros espaços, tal como previsto no projecto.

O curso será orientado pelo Prof. Luciano Di Mele docente da Universidade Internacional de e-learning UNINETTUNO sediada em Roma, e em estreita colaboração com esta Instituição.

 

Quando:
- de 5a feira, 1 de Junho, às 9:30 até ao almoço de domingo 5 junho de 2011

Onde:
- em Abrigada (a 50Km de Lisboa - Portugal) na Cidadela Arco-íris do Movimento dos Focolares

Para quem:
- para jovens a partir dos 17 anos e seus formadores

O quê:
- um curso teórico, mas sobretudo prático, com o objectivo de fornecer aos participantes as competências necessárias para saber lidar com o mundo multimédia e estudar o comportamento mediático como: leitor, escritor, crítico,
consumidor e cidadão

- nos laboratórios práticos de jornalismo, web, publicidade e foto/vídeo aprender-se á a utilizar, da melhor forma, os média que hoje estão à disposição de todos.

- distribuídos por equipas de trabalho e acompanhados por profissionais, os jovens realizarão um trabalho de campo em Lisboa. Será um dia dedicado a praticar quanto aprenderam e a fazer uma experiência de Citizen Journalism, tornando-se protagonistas activos de comunicação.

- os trabalhos serão apresentados num serão público e difundidos via web

Traduções:
- tradução simultânea em todas as línguas dos participantes

 Serviços acrescidos (a pedido):
taxi de ligação entre o aeroporto e o local do seminário

Inscrições:
- online
- envio da ficha de inscrição preenchida para a Secretaria de NetOne (fax +39 069412080)

Informações:
Comissão News&You Portugal
tel. +351 968478090
e-mail: news.you.pt [@] gmail.com

arrow51News&You Convite A6

EULogo

This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.